Voando leve ou pesado no parapente - Vantagens e Conseguências

Voando leve ou pesado no parapente, o que é melhor? Reações e suas conseguências. Entendendo o que é Carga Alar.

9/6/20242 min ler

Muitos pilotos se perguntam, qual a minha carga alar, qual carga alar é melhor, qual a melhor faixa de peso para se voar. Essa resporta é um DEPENDE... Qual sua experiência, local de voo, e objetivos do voo.

Antes de entendermos as vantagens e desvantagens em se voar leve ou pesado, vamos entender onde a carga alar influencia em nosso voo de parapente. A carga alar não altera o planeio da vela, ou seja, o angulo de descida parmanesce o mesmo indepedente do peso, ou carga alar que você estiver voando na vela, mas vai alterar a velocidade de voo, quanto maior a carga alar, maior a velocidade e consequentemente você chegará no chão mais rápido estando mais pesado.

Em curvas a taxa de afundamento tambem será maior com o aumento de peso, então a vantagem de se voar mais pesado e mais veloz é ralativa. Em campeonatos onde o tempo é fundamental e em dias de condições fortes de térmica e ventos fortes, pode se tirar vantagem de estar mais pesado.

Por outro lado em voos de XC, estar alto é fundamental, tanto no inicio do voo quando no final do dia as condições de termica normalmente estão um pouco mais fracas e estar leve ira otimizar tanto o inicio do voo quanto na tirada final já com termicas bastante fracas para subir, onde você estar leve ou pesado pode ser a diferença entra não conseguir subir mais ou continuar subindo em um taxa de subida mais baixo em função das fracas termicas, podendo te levar na base da núven na sua ultima tirada do dia, fazendo assim importantes quilometros finais. Caso no dia de voo você esteja gastando muito tempo para subir nas termicas, estar leve é uma grande vantagem, em muitas provas haverá um dia de condições mais fracas, onde ficar no ar pode fazer toda a direfença, então estar leve é a melhor pedida.

Estar pesado tem suas vantagens, mas não espere grande incremento de velocidade, normalmente de 1 a 2 km a mais para cada 10 kg de peso adicionado, que é o limite oficialmente permitido nas provas. A taxa de descida aumenta um pouco, comandos de freios mais pesados, menor tendência a negativas e colapsos, menor tendência a estol e maior agressividade nas reações da vela e suas recuperações de colapsos.

Por outro lado, estar mais leve é o contrário, menor velocidade, taxa de descida menor, ou seja, você també irá subir mais rápido na termica, maior tendência a estol, menor agressividade nas recuperações, menor pressão nos comandos de freios, maior tendência a negativa e menor resistência a colapsos.

No meu ponto de vista, levando em conta meu local de voo que é na Serra da Moeda ( Topo do Mundo ) região de minério, onde temos muito aquecimento e consequentemente térmicas fortes, a minha preferência é estar na metade superior da faixa de pesa da vela, ou seja, se a vela tem uma faixa de peso de 80kg a 100kg, estar por volta de 95kg seria a melhor pedida.

Mas isso tudo, depende.... se você é um piloto iniciante, ainda não faz voos em condições de témicas fortes nem ventos fortes, estar um pouco mais leve faz mais sentido, o meio do peso da vela seria o ideal.