Curso de parapente na serra da moeda
Curso de parapente no Topo do Mundo BH

O Curso de Parapente no Topo do Mundo Serra da Moeda - Brumadinho é dividido em 3 etapas:
1º Treino de solo: O aluno conectado ao equipamento  faz exercícios de solo, a fim de treinar e aprimorar as técnicas de inflagem e o completo controle da vela. Podendo iniciar o curso com o equipamento da escola e depois de 2 a 3 meses comprar seu próprio equipamento ou se optar já pode comprar seu equipamento de iniciante juntamente com o intermédio de seu instrutor , já no inicio do curso.
As aulas práticas de parapente também são intercaladas com aulas teóricas , onde vamos abordar os principais temas como:
Equipamentos para voo livre, equipamentos para paramotor se o curso de parapente for estender ao curso de paramotor, aerodinâmica,manobras ,colapsos, meteorologia aplicada ao voo livre. Não necessariamente nesta ordem.
2º Primeiros vôos: Após aperfeiçoamento das técnicas de inflagem e controle de solo iremos pra segunda etapa dos treinos, onde são feita as decolagens nos chamados morrotes, nas proximidades do Topo do Mundo, na serra da moeda em Brumadinho. Nesta fase serão aprimorado as técnicas de decolagens alpina e invertida somando aproximação e pouso. Serão executados voos solo, sempre com o instrutor acompanhando via rádio e dando instruções durante o voo. Serão voos curtos no morrote da escola nas proximidades da rampa oficial no topo do mundo. O objetivo é treinar decolagem, voo e o pouso, pra então ficar apto a subir mais um degrau na busca da tão sonhada decolagem da rampa oficial. 
3º Rampa De Decolagem no Topo do Mundo: Aqui se dará a última etapa do curso. Irá aprimorar seu voo, aprendendo a praticar as regras de trânsito e realizando voos com maior permanência. Será o chamado voo de lift, usando o vento e o relevo para se manter em voo e alçando voos mais altos e longos usando as correntes térmicas. Essas decolagem se darão sempre na presença do instrutor na rampa ou no pouso e sempre com as devidas instruções via rádio. Sem abandonar os treinos de solo serão feitas decolagens da rampa oficial com voos sempre no começo da manhã e/ou final da tarde. Os treinos de solo são de grande valia para um piloto mesmo após formado. Sempre na troca de equipamentos ou quando fica um tempo longo sem voar, recomenda-se um treino de solo pra voltar a intimidade com equipamento de voo. Após a formação no curso de parapente, o aluno que queria fazer o curso de paramotor, usará dos conhecimentos já adquirido no voo livre de parapente para se adaptar ao voo motorizado, o paramotor.  
Quando? As aulas acontecem aos fins de semana, sempre pela manhã e/ou a tarde, com duração média de 3 horas por dia de aula. Pode se fazer um curso intensivo, a combinar com o instrutor sua disponibidade. 
Onde Acontecem as Aulas? Serra da Moeda, próximo à rampa oficial. Na divisa de Nova Lima e Brumadinho. Tanto os treinos de solo quanto aos primeiros voo de morrote são feitos na mesma região.
Duração do Curso de Parapente? Média de 6 a 8 meses, podendo chegar até um ano.Essa variação dar-se em conta a habilidade e facilidade de cada piloto. Cada aluno/piloto tem um perfil e aprendizado diferente.
Qual o Investimento do Curso de Parapente? O valor do curso de parapente é de R$8.000,00 podendo esse investimento ser feito em parcelas ao decorrer do curso.
Qual o Investimento do Curso de Paramotor ? O valor do curso de paramotor é de R$ 8.000,00 podendo também assim como no curso de parapente ser pago de forma parcelada,.
Habilitação:  Quando se faz a matrícula do aluno ao curso de parapente, uma escola idônea vai encaminhá-lo pra fazer sua filiação ao clube local de voo e também as entidades do esportes que são a federação a nível estadual confederação a nível nacional. Esse procedimento garante a ele que ao final do curso se habilite piloto nivel 1, com o reconhecimento das referidas instituições e asim ele pode voar em qualquer rampa do Brasil e do mundo. Por isso sempre importante quem se inicia no esporte, fazer uma consulta prévia a fim de constatar a idoneidade do instrutor e da escola. Só assim ele garante sua formação de forma correta. Sem ela não irá conseguir voar em rampas oficiais homologadas, onde se dá a conferência da documentação do piloto. Essas filiações tem custos de taxas que variam de cada clube de voo, estado, e nível de piloto.